Comunicação – Essencial para uma boa convivência e entrosamento profissional

Depois de muito tempo trabalhando na mesma empresa, muitos funcionários ainda têm medo de falar diretamente com os seus superiores.

Atualmente, uma das maiores dificuldades encontradas dentro de grandes empresas é a falha na comunicação entre coordenadores e colaboradores. Na maioria das vezes, esse tipo de falha é decorrente da falta de um departamento cujo foco principal seja justamente a comunicação.
Pensando nisso, a OR Info criou o departamento de comunicação interna. Nele, o principal objetivo é propagar a informação a todos de forma rápida e ao mesmo tempo, promover campanhas internas de incentivo aos colaboradores.

Assuntos a serem resolvidos com o chefe...

Um outro fator que auxilia na falha de comunicação interna é a posição que alguns coordenadores tomam frente suas equipes. Normalmente, os colaboradores sentem-se acuados somente em pensar no fato de ter que resolver algum problema ou simplesmente pedir algo ao chefe, uma vez que esses são vistos como “pessoas inacessíveis”, o que não é verdade.
Entre os principais assuntos que causam maior “pânico” entre os colaboradores estão os assuntos ligados ao aumento de salário, à falta por motivos particulares e à promoção (cargo). Esses assuntos são capazes de tirar o sono de muitos, pois todo problema é, por si só, um problema! E sem auxílio devido ao “medo”, os resultados só tendem a piorar.

O outro lado da moeda!

Ninguém é completamente bom ou mau. Será que seu coordenador é realmente essa pessoa inatingível como é visto por todos? Ou será que não existe um pouco de exagero nisso tudo? Pois é, muitas vezes buscamos mostrar nossa versão dos fatos e esquecemos ou omitimos a versão desse coordenador, “transformando-o em um monstro”.
Lembre-se que seu coordenador já passou por isto antes. Pense no quanto ele batalhou para chegar onde está, que a luta não foi fácil e nem simples como parecem. Procure perceber se não existe um pouco de exagero nos comentários alheios antes de formar uma opinião negativa de uma pessoa que sequer teve a chance de se mostrar.
Experimente conversar com seu coordenador de forma amigável. Abra espaço, explique sobre suas necessidades e mesmo que não consiga aquilo que almejou, perceba que pelo menos houve a tentativa e uma porta a mais estará aberta. No final verá que sua iniciativa foi vista com bons olhos e que levará essa lição para todos os setores da sua vida.
Ter coragem é uma atitude que pertence aos vencedores e com certeza, todos querem vencer. Sendo assim, faça o que for necessário para conseguir aquilo que quer. Passe por todas as etapas. Suba cada degrau com presteza e dedicação. Lembre-se: sem comunicação o topo nunca será alcançado.



Por Ana Carolina Izi
Jornalista

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