Motivação - A alma da empresa
Muitas empresas esquecem que, com o tempo, seus funcionários precisam de um estímulo a mais para terem um melhor desempenho. É neste momento que entram as campanhas motivacionais, obtendo assim, uma melhoria na qualidade do trabalho de toda a equipe.
A falta de motivação por parte principalmente dos colaboradores é muito comum nas grandes empresas. Na maioria das vezes, isso acontece devido à posição tomada por coordenadores e diretores. Na OR Info não foi diferente, mas tudo mudou desde a implantação da área de comunicação interna em outubro de 2007.
A partir daí, a equipe de comunicação montou um projeto com diversas campanhas motivacionais que teve como foco principal os colaboradores da empresa. Assim, o “pontapé” inicial dessas campanhas foi a pesquisa OR+Você 2008, que tinha como objetivo traçar o perfil de cada colaborador, seus gostos pessoais e relacionados à empresa. A pesquisa foi realizada em meados de fevereiro e foi um sucesso, pois contou com a participação de mais de 80% do quadro de colaboradores.
Mas campanhas não são o suficiente, é preciso mais...
Além das campanhas motivacionais, é necessário ainda que os coordenadores de cada área aprendam a ver, a ouvir e a valorizar cada membro de sua equipe. O importante é que cada colaborador sinta que tanto ele quanto o seu trabalho são importantes e valorizados.
Atitudes alegres e bem humoradas no dia a dia são capazes de mudar um ambiente afinal, é através dos coordenadores que suas equipes irão se espelhar. Uma vez que o coordenador está sempre de mau humor e que só sabe ordenar em vez de pedir, terá como resultado de suas ações os verdadeiros desastres.
Inovação e Criatividade
O ponto de partida para uma nova fase entre coordenador e colaborador deve ser por meio de duas “palavras mágicas”: Inovação e Criatividade. Seguem abaixo algumas dicas de como motivar e resultar com isso um novo ambiente de trabalho:
·Montar dinâmicas mensais em grupo, tirando a equipe da mesma rotina diária.
·Decorar o ambiente de trabalho em datas sazonais, como Natal, Páscoa, Carnaval, entre outras.
·Fazer um campeonato interno para o “Destaque do Mês”, premiando o colaborador com uma folga a mais ou dando lhe um brinde.
·Elogiar.
·Nunca mandar e sempre pedir.
·Quando for necessário chamar a atenção, jamais fazê-la na frente dos outros, pois isso é algo muito humilhante.
·Nunca critique, aconselhe.
A motivação é algo extremamente importante para conhecer cada colaborador, pois através de dinâmicas, o superior pode escolher em qual área determinado colaborador pode ser mais bem aproveitado. Assim, se cada colaborador ficar no local correto, tudo fluirá da melhor maneira possível e com isso a empresa alcançará o objetivo de ter uma equipe entrosada e centrada. Na OR Info, cada colaborador tem o seu valor e isso é o bem mais precioso que a empresa pode ter.
A falta de motivação por parte principalmente dos colaboradores é muito comum nas grandes empresas. Na maioria das vezes, isso acontece devido à posição tomada por coordenadores e diretores. Na OR Info não foi diferente, mas tudo mudou desde a implantação da área de comunicação interna em outubro de 2007.
A partir daí, a equipe de comunicação montou um projeto com diversas campanhas motivacionais que teve como foco principal os colaboradores da empresa. Assim, o “pontapé” inicial dessas campanhas foi a pesquisa OR+Você 2008, que tinha como objetivo traçar o perfil de cada colaborador, seus gostos pessoais e relacionados à empresa. A pesquisa foi realizada em meados de fevereiro e foi um sucesso, pois contou com a participação de mais de 80% do quadro de colaboradores.
Mas campanhas não são o suficiente, é preciso mais...
Além das campanhas motivacionais, é necessário ainda que os coordenadores de cada área aprendam a ver, a ouvir e a valorizar cada membro de sua equipe. O importante é que cada colaborador sinta que tanto ele quanto o seu trabalho são importantes e valorizados.
Atitudes alegres e bem humoradas no dia a dia são capazes de mudar um ambiente afinal, é através dos coordenadores que suas equipes irão se espelhar. Uma vez que o coordenador está sempre de mau humor e que só sabe ordenar em vez de pedir, terá como resultado de suas ações os verdadeiros desastres.
Inovação e Criatividade
O ponto de partida para uma nova fase entre coordenador e colaborador deve ser por meio de duas “palavras mágicas”: Inovação e Criatividade. Seguem abaixo algumas dicas de como motivar e resultar com isso um novo ambiente de trabalho:
·Montar dinâmicas mensais em grupo, tirando a equipe da mesma rotina diária.
·Decorar o ambiente de trabalho em datas sazonais, como Natal, Páscoa, Carnaval, entre outras.
·Fazer um campeonato interno para o “Destaque do Mês”, premiando o colaborador com uma folga a mais ou dando lhe um brinde.
·Elogiar.
·Nunca mandar e sempre pedir.
·Quando for necessário chamar a atenção, jamais fazê-la na frente dos outros, pois isso é algo muito humilhante.
·Nunca critique, aconselhe.
A motivação é algo extremamente importante para conhecer cada colaborador, pois através de dinâmicas, o superior pode escolher em qual área determinado colaborador pode ser mais bem aproveitado. Assim, se cada colaborador ficar no local correto, tudo fluirá da melhor maneira possível e com isso a empresa alcançará o objetivo de ter uma equipe entrosada e centrada. Na OR Info, cada colaborador tem o seu valor e isso é o bem mais precioso que a empresa pode ter.
Por Ana Carolina Izi
Jornalista
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