Pisando em ovos no mundo corporativo

No mundo corporativo é comum ocorrer erros que muitas vezes são irremediáveis. Segue abaixo alguns desses erros e o que pode ser feito para que eles não aconteçam:



Quadro com os 10 piores erros do mundo corporativo



1º - Não investir em seus funcionários
Desmotivar um colaborador sendo que ele é um conhecedor dos procedimentos da empresa e que poderia produzir mais. Não dar oportunidade para que ele mostre as mudanças necessárias em seu e em outros setores a que tem conhecimento. Em conseqüência, esse funcionário irá procurar outros locais em que o seu conhecimento será melhor aproveitado.

2º – Não prestar atenção em seu funcionário
Sem reuniões semanais, não há a possibilidade de saber quem realmente é seu colaborador porque se você não o conhece nem sabe o que ele faz, não terá como avaliá-lo e com isso, não poderá mudá-lo de posição, pois não sabe se ele se adaptará aquele local. Para que tudo ocorra corretamente, o diálogo é imprescindível.

3º – Falta de ética e de profissionalismo da chefia
Não saber separar o profissional do pessoal; confundir os lados, esquecendo que a pessoa em questão é o seu funcionário e não o seu parente.

4º - Distribuição incorreta dos cargos
Todos os colaboradores estão aptos para desempenhar cada um a sua função na empresa, mas muitas vezes, alguns efetuam várias tarefas ao mesmo tempo e com isso, acabam sobrecarregados. Alguns colaboradores poderiam ser melhores aproveitados em outros departamentos e muitas vezes os seus líderes não conseguem ver isso. O reconhecimento é fundamental.

5º – Desigualdade no piso salarial
Com salários defasados, os colaboradores não sentem vontade em somar para a empresa, pelo contrário, não dão a mínima importância para o que pode ser mudado. O líder deve rever os seus conceitos, se necessário, contratar consultores, pois com ações como estas, alcançará os salários dignos para cada um de seus colaboradores.

6º – Não ouvir seus colaboradores
Muitas empresas pecam em não fazer uma pesquisa semanal com os seus colaboradores. Como são eles que lidam diariamente com os problemas, com certeza saberão orientar e podem mostrar a solução necessária para as ocorrências, quando estas surgirem.

7º – Fornecer benefícios não compatíveis com o mercado e ao mesmo tempo desiguais entre os colaboradores
Geralmente, as empresas oferecem como benefício: vale transporte, vale refeição, assistência médica e odontológica. Devido à existência de diversos setores em uma empresa, há muitas diferenças nessa distribuição, aonde uns recebem o ‘kit’’ completo e outros somente o básico. Outro erro comum é a não percepção da importância dos colaboradores para a empresa, pois sem a presença dos mesmos não haveria lucros empresariais. Dessa forma, a empresa deveria rever os seus conceitos e adicionar a essa cesta de benefícios o PLR (Participação nos lucros e rendimentos da empresa).


8º Achar que a rotina é benéfica
Quando os colaboradores efetuam a mesma tarefa todos os dias, gera a falta de motivação. As empresas deveriam investir em novidades para que isso não aconteça. Sugestões: ginástica laboral, troca de funções, reuniões, convênios com academias e clubes.

9º Falta de cursos de reciclagem
Esses cursos podem ser ministrados fora do local de trabalho ou dentro da própria empresa com palestras e dinâmicas. Com estes cursos, o funcionário se sentirá mais motivado, pois verá que há o interesse da empresa em investir nele.

10º Falta de avaliações periódicas do desempenho profissional de cada colaborador
Com o fed back, os funcionários terão a oportunidade de saber o que deve ser mudado para que sua avaliação seja 100% e assim, ele poderá participar de dinâmicas para a elevação de cargo.

Por Ana Carolina Izi
Jornalista

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