Diploma: Polêmica



Por Ana Carolina Izi




Já faz um tempo que muitos questionam a existência do diploma de jornalismo. Afirmam que não há necessidade de fazer uma faculdade, pois já várias pessoas que escrevem muito bem e não possuem o certificado de conclusão do curso de jornalista.

Compreendo a posição dessas pessoas, mas por acaso, há médicos, advogados, agrônomos, enfim, etc, que não são obrigados a comprovar sua profissão? Na maioria das profissões, há uma prova ou mesmo um teste, que se acaso não for efetuado ou se o formando não passar, não tem o direito de exercer a profissão que estudaram. Porém em jornalismo, isso já se tornou banal. Basta saber falar bem, ter um bom QI (quem indica) e uma boa aparência (de modelo é claro), para atuar nas emissoras de TV. E com não há burocracia, a maioria nem pensa em cursar a faculdade para ter o diploma, pois como muitos dizem: “Não há necessidade”. E é obvio que não serão tirados do “ar” por causa disso. Eles não se importam se estão ou não destruindo uma profissão tão bela.


Ser jornalista é primeiramente, ter ética e certeza daquilo que está sendo transmitido. Contudo hoje em dia com a banalização do Diploma de Jornalismo isso não tem mais importância. Só resta agora esperar para mais um round da luta:


“DIPLOMA DE JORNALISMO X ROSTINHOS BONITOS”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4º filme da série “Os guardiões da Biosfera” é lançado pela International Paper

Perfil Padre Ticão

Amigos